Relatório de Actividades do Serviço de Medicina 2 do Ano de 1998

 

Introdução

Este ano pela primeira vez iremos referir as actividades do Serviço de Medicina 2 nas suas três vertentes: ensino e formação pré- e pós-graduada, assistência e investigação clínica. A justificação deve-se ao facto de cada uma estar dependente das outras duas e não ser mais possível nenhuma delas sem a participação de profissionais com vínculo às duas Instituições, Faculdade de Medicina do Porto (FMP) e Hospital de S.João.

 

Ensino e Formação

Frequentaram a prática clínica de Medicina durante nove semanas 115 alunos, em 4 grupos, cada um dos quais por sua vez subdividido em 8 subgrupos, de modo a ter uma assistência tutorial com a relação 2-3 alunos por tutor, que foram os professores, associado e auxiliares, 1 assistente e 6 Médicos hospitalares especialistas. Alguns destes elementos encarregaram-se do acompanhamento no Serviço de Urgência ( um grupo de 5 alunos por semana ) aulas teórico-práticas de Síncope e de avaliação do Sistema Nervoso Autónomo, e Workshops com suporte informático, de que o exemplo que anexamos, em relação a um grupo ilustra. A avaliação final, na ultima semana da rotação, era feita por um juri de dois elementos, sempre com pelo menos um doutorado, na enfermaria avaliando a execução da observação de um doente. A classificação era obtida atribuindo ao exame final e à informação do tutor 50%. Foram aprovados 108 alunos.

Fizeram um ano de internato complementar de Medicina Interna 16 médicos,

Fizeram um ano de internato geral de Medicina Interna17 médicos.

Todos os dias à tarde houve sessões para os alunos com a apresentação de doentes e/ou seminários; todas as 5ª feiras realizou-se reunião semanal do Serviço com a participação dos alunos.

Colaboramos no ensino prático da Introdução à Semiótica clínica e da Hematologia Clínica.

 

Assistência

Durante o ano de 1998 foram internados 1621 doentes, com uma demora média de 10,58 dias e taxa de ocupação de 70%.

No serviço de Urgência a Medicina Interna foram assegurados pelo Serviço de Medicina 2 85 dias, que correspondeu durante o ano à observação de cerca de 45.000 doentes. Esta actividade justifica, em termos de horário, que cada médico que faz urgência, como é o caso de todos os docentes voluntários, não está no internamento cerca de 120 manhãs dos dias úteis, período do acompanhamento dos alunos, o que justifica que a relação docentes/discentes seja de 1/3.

Foram observados em Consulta externa e hospital de dia (Oncologia), 4858 consultas das quais 229 foram primeiras consultas.

Foram fornecidos para os projectos de investigação e para a assistência interna e externa os exames seguintes:

Provas de "tilting"- 155

Eco - dopller- 96

registos de Holter – 207

Registos de pressão ambulatória – 213

 

Investigação Clínica

Como nos anos anteriores a investigação clínica feita no Serviço de Medicina 2 foi ancorada no Centro de Estudos da Função Autonómica e na Consulta de Hipertensão arterial. Dessa actividade no ano de 1998 resultaram a presença em várias reuniões, particularmente no estrangeiro e na publicações de artigos abaixo referidos.

 

Comunicações:

Reunião da Sociedade Internacinnal de Computadores e Electrocardiografia, Colorado, com uma comunicação;

Congresso da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Vilamoura, 6 comunicações,

XIII World Congress of Cardiology, Rio de Janeiro, 4 comunicações;

13º Scientific Meeting of the American Society of Hypertension, New York, 4 comunicações;

47th Annual Scientific Session of the American College of Cardiology, Atlanta, 1 comunicação;

17th Scientific Meting of the International Society of Hypertension, Amsterdam, 7 comunicações

 

Artigos em extenso

Espiga Macedo , Teixeira Pinto, M Pizarro, C Marujo,A Pereira et Falcão de Freitas: Agrégation familiale de la pression artérielle de l’enfance à l’âge adulte après un suivi de 17 ans. Archives des Maladies du Coeur et Des Vaisseaus, 91:1087-1089, 1998

Jorge Almeida, Sofia Pereira, Ana Duarte, António Oliveira e Silva, Manuel Quintas, Oscar Candeias, Falcão de Freitas: A importância da Clínica. A propósito da Doença de Still do Adulto. Arquivos de Medicina, 12(1) 23-26

Jorge Almeida, Taveira Gomes, Sofia Pereira, António Oliveira e Silva, Manuel Quintas, Oscar Candeias, Falcão de Freitas: Hemorragia Digestiva Provocada por Adenocarcinoma do Jejuno. Arquivos de Medicina, 12(4) 221-223

Sofia Pereira, Jorge Almeida, Victor Angélico, António O Silva, Manuel Quintas: Evolução do Internamento por Grupos de Diagnóstico no Hospital de São João, em Adultos. Arquivos de Medicina, 12(6) 377-383.

S.Pereira, J.Almeida, A O Silva, M Quintas, O Candeias. F Freitas: Necrose Hepática Fatal por Alopurinol. Acta Médica Portuguesa 1998, 11; 1141-1144

J.Freitas, P. Lago, J. Almeida, M. Carvalho, O. Costa, A Falcão de Freitas : Novo parâmetro para explicar a "protecção natural" do sexo feminino no risco cardiovascular (o ganho do baroreceptor arterial). Rev.Port.Cardiol. 1998, 17;41-5

Mário Espiga Macedo, M Pizarro, Mª J. Lima, c Marujo, A Teixeira Pinto, Altamiro Pereiraa, D. Trigueiros, Falcão de Freitas : Índices de "tracking" da pressão artrial num estudo longitudinal de crianças e adolescentes. Rev. Port. Cardiol., 1998, 17; 243-9

Ovídeo Costa, João Freitas, Isabel sá, Jorge Puig: Perspectivas actuais do rastreio das doenças cardiacas que mais frequntemente ocasionam morte súbita durante a prática de uma actividade desportiva. Rev. Port.Cardiol., 1998, 17;273-83.

João Freitas, Jorge Almeida, Elsa Azevedo, Mário Jorge Carvalho, Ovídeo Costa, A Falcão de Freitas: Intolerância Ortostática. Revisão e caso clínico. Rev. Port Cardiol., 1998, 17;715-20.

 

Projectos de Investigação

Projectos de Investigação aprovados pela Comissão de Fomento da Investigação em Cuidados de Saúde e concluídos no ano de 1998

Proposta nº 47 Investigador : Mário Alberto Espiga Macedo.

Título : Estudo Epidemiológico dos Factores de Risco Cardiovascular em Doentes com Hipertensão Arterial e Obesidade e nos seus Familiares Directos.

Proposta nº 172 Investigador : António Joaquim Freitas Oliveira e Silva

Título : Prevalência do Recurso Apropriado e Qualidade de Atendimento no SU do HSJ.

Proposta nº 307 Investigador : Ana Sofia Pereira

Título : Incidência de Acidente Vascular Cerebral na População Adulta da Freguesia de Paranhos

 

Bolsas

Bolsa do projecto Praxis XXI

Projecto : RECIMA ( Registo da Cardiopatia Isquémica da Madeira : Um instrumento para a Avaliação de Mortalidade e Morbilidade Coronárias).

Investigador responsável : Mário Espiga Macedo

 

Projectos de investigação subsidiados pela Industria Farmacêutica :

Efficacy and Safety of L-Dops in the treatment of Postural Hypotension in Familial Amyloidotic Polyneuneuropaty. A Double blind crossover study, Phase II and III. Investigador Principal- A Falcão de Freitas. Terminada a inclusão e o período de "Cross-Over" . Sponsor- Sumitomo Chemicals ( Osaka ).

Value Trial ( Valsartan Antihypertensive Longterm Use Evaluation ) , multicenter, multinational,double blind randumyzed, parallel study Phase IIIB/IV. Sponsor- Norvartis. Inclusão de doentes iniciada. Investigador Responsável- A Falcão de Freitas.

Efeitos do Mexazolam na Variabilidade da Frequência Cardíaca, na Variabilidade da Pressão Arterial e na Sensibilidade do Baroreceptor. Investigador – A Falcão de Freitas.Início de recrutamento de doentes. Sponsor- Bial..

 

Projectos Apoiados pelo HSJ e FMP e subsidiados com fundos próprios

Efeito da Ciclosporina na Pressão arterial e no Sistema Nervoso Autónomo em doentes com PAF após transplantação hepática. M.Jorge Carvalho. Hypertension 1999; 34: 34: 102-106.

Perfil Circadiano da pressão arterial nos diferentes estádios de disautonomia da PAF. Concluído,a ser submetido ao J. of Hypertension

Controlled Follow-up of hepatic transplantation in FAP. Em fase de redacção

Avaliação clínica, hemodinâmica, bioquímica e farmacológica do Sistema Nervoso Autónomo em 190 doentes com Paf. Em fase de conclusão.

Efeito de uma refeição padronizada sobre a pressão arterial, frequência cardíaca, variabilidades da frequência cardíaca , e do ganho do baroreceptor, em doentes com PAF e Normaids.

Avaliação do Sistema Nervoso Simpático em obesos, obesos hipertensos, e após emagrecimento por técnicas espectrais.

Avaliação hemodinâmica e do sistema nervoso autónomo de hipertirioideus antes e após tratamento. PACE 1999

Avaliação do Sistema Nervoso Autónomo de doentes com síncope neurocardiogénica, hipersensibilidade do seio carotídeo e outros síndromes posturais. Europace 1999 (aceite para publicação); Am J Cardiology (submetido para publicação)

 

Temos colaboração regular com:

Unidade de Matemática Aplicada da FCUP (Pedro Lago),

Unidade de Amiloide do IBMC (Mª João Saraiva)

Dept. de Medicina do Dijkzyt Hospital, Universidade de Erasmus, Roterdão. ( Arie Man in´t Veld).

 

 

Porto, Março de 1999

O Director do Serviço de Medicina 2

A Falcão de Freitas

Click Here!